quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nutricionista do Mais Você conta quais são os principais inimigos da dieta




Hoje, 31 de agosto, comemora-se o dia do nutricionista. Para celebrar a data, o site do Mais Você conversou com Daniela Meira, que, além de exercer a profissão, é produtora de culinária do programa. Ela contou dicas sobre dietas que podem realmente funcionar, bem como as armadilhas que enganam quem busca perder as gordurinhas. A nutricionista também falou quais são os 10 passos que devem ser seguidos para perder peso.
“Para perder peso é preciso uma dieta gostosa, claro que terão algumas restrições. As dietas muito restritivas são perigosas também, pois comer pouco diminui o metabolismo e o corpo começa a estocar gordura. Por isso, quando a pessoa desiste da dieta, às vezes, engorda o dobro”, explica Dani que, em seguida, listou algumas opções para quem busca emagrecer com responsabilidade.
Dieta à base de frutas – Se uma pessoa comer só frutas, vai emagrecer, pois estará trocando refeições com gordura, sal e conservantes por alimentos frescos e normalmente com baixas calorias. Mas abacate, banana, manga também são frutas frescas e possuem muitas calorias se consumidas em grandes quantidades!
Sabe aquele suco de fruta que você adora e prefere ao refrigerante? Ótima substituição, mas lembre-se que cada copo possui em média 180 calorias.
Confira algumas receitas à base de frutas: Fermento de FrutasSopa de FrutasSorvete na Fruta;Salada de Frutas Exótica. Lembre-se de sempre substituir o açúcar pelo adoçante e não cometer exageros.
Dieta à base de líquidos – Este tipo de dieta, apesar de leve, possui armadilhas!
A primeira está relacionada com a quantidade energética do líquido. Sucos com alta densidade de açúcar estimulam o organismo a produzir insulina e esta aumenta o acúmulo de gordura. Outro fator que requer atenção é o fato de não necessitar de mastigação. Isso reflete diretamente na sensação de saciedade. A pessoa fica com fome o tempo todo e este é o momento tentação.
“Não se engane: os diet não podem ser tomados à vontade! Eles só funcionam se tomados como se fossem produtos normais. O açúcar é substituído por outra substância para adoçar e, em alguns casos, dependendo da substância, pode ser provocado o aumento de pressão sanguínea”, destaca a nutricionista.
Alimentos integrais - O fato de ser integral não faz perder peso. Esses alimentos são mais saudáveis, têm mais minerais, mas possuem a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal.
Uma curiosidade é que os integrais possuem muitas fibras e isso reflete diretamente na sensação de saciedade. As fibras nem sempre são digeridas e absorvidas, ou seja, ficam presentes no estômago. Com a sensação de saciedade, a pessoa vai comer menos! Por isso, os produtos integrais ajudam em uma possível perda de peso.
Alimentos diet e light - A pessoa compra um produto diet ou light e abusa na comilança! Compre o alimento light ou diet e coma menos quantidade que está acostumado. Não é para enfiar o pé na jaca só porque é do segmento. O chocolate é o campeão de enganos nessa área. O chocolate dieté feito exclusivamente para diabéticos, não é um produto para perder peso. O açúcar é retirado do chocolate e, no lugar, para ficar com o mesmo peso e volume, é acrescentado gordura. Ele é dietporque não tem açúcar, mas continua engordando muito!
Corte de carboidratos – Se o carboidrato é cortado da dieta, o organismo passa a utilizar a proteína para fabricar energia e manter o indivíduo de pé. Com isso começa a consumir massa magra e água. A pessoa fica mais leve, mas não perde peso.
“O segredo está em manter uma alimentação equilibrada e saudável. Para tanto, um nutricionista pode ajudar, principalmente durante os primeiros passos. A maioria das pessoas não acredita que comer várias vezes ao dia emagrece”, comenta Daniela.
Não vire escravo das calorias. Contar as calorias de todos os alimentos não é a solução. É bom saber que um suco de laranja tem mais calorias que o suco de melancia, mas use o bom senso, sempre. Comer tem de ser prazeroso, senão, não vale a pena!
Para perder peso, siga os 10 passos:
1 – Tenha persistência;
2 – Não caia em tentação;
3 – Não pule refeições;
4 – Sempre tenha alguma fruta como maçã ou pera na bolsa.
5 – Tenha a certeza que você “não precisa” daquele bombonzinho!
6 – Quando for dizer o que comeu no dia, nunca use diminutivos,  tipo “comi só um pãozinho”. O pão ou pãozinho continua tendo as mesmas calorias. Não se engane! Trabalhe a seu favor!
7 – Para emagrecer não há uma lista de alimentos que se deve comer e outra com os alimentos que devem ser evitados.
8 – Coma menos do que está acostumado(a).
9 – Não está errado comer salaminho e tomar cerveja. O errado é fazer disso um hábito frequente. Não se engane com a frase: “Hoje é sábado e eu não consigo deixar de comer feijoada”
10 – Os piores inimigos de uma dieta somos nós!

fonte: globo.com

sábado, 20 de agosto de 2011

Science elege as 10 maiores descobertas científicas da década




A revista Science, uma das mais importantes revistas científicas, escolheu os destaques da primeira década do século 21. Biotecnologia e genética dominam a lista. Algumas pessoas podem discordar da lista, mas como a própria revista diz, “a lista cobre apenas uma pequena fração dos avanços científicos da década e, claro, muitos outros poderiam ter preenchido as páginas”.

1) A utilidade do “DNA lixo”.
O homem possui 21 mil genes, que estão dispostos em apenas 1,5% do total de DNA. E os outros 98,5% restantes? Na última década, foi demonstrado que essa porção, chamada de “DNA lixo”, possui informações importantíssimas: por mecanismos que começam a ser elucidados, ela está diretamente envolvida na regulação do funcionamento de cada um dos 21 mil genes. Outra descoberta importante é que fatores químicos podem influenciar o genoma por gerações, sem necessariamente mudar a sequência do DNA.

2) A constituição do Cosmos
Vários experimentos mostraram mais precisamente o que está acontecendo no Universo. A Cosmologia se transformou em uma ciência mais precisa, com uma teoria “standard” que deixou pouco espaço para outras ideias. Na década passada, ganhou força a teoria de que o universo é formado por três componentes: 4,56% são de matéria ordinária, como a que constitui estrelas e planetas; 22,7% de matéria “negra”, cuja gravidade mantém a ligação entre as galáxias, e 72,8% de energia “negra”, que alonga o espaço e acelera a expansão do universo. Além disso, algumas técnicas levaram a resultados surpreendentes, como a comprovação de que o Cosmos é plano.

3) Minúsculas máquinas do tempo
O mundo pré-histórico pôde ser mais bem estudado com a descoberta de que moléculas como o DNA e o colágeno podem resistir por milhares de anos. A descoberta permitiu isolar o colágeno de um tiranossauro de 68 milhões de anos. Em 2011, cientistas publicaram o genoma de um Neandertal com muito mais DNA do que havia sido possível sequenciar em 1997, mostrando que este tinha pele clara e cabelo ruivo. Em 2005, duas equipes sequenciaram 27 mil bases do DNA de um urso antigo das cavernas. Outra equipe sequenciou 28 milhões de bases de um mamute e, com isso, descobriu que eles possuíam hemácias especiais adaptadas ao frio, e que a espécie se separou dos elefantes africanos 6 milhões de anos atrás. Em 2008, a mesma equipe sequenciou um mamute inteiro, primeiro genoma de um animal extinto. Também se conseguiu provar que nossos ancestrais tiveram filhos com Neandertais.

4) Água em Marte
Missões espaciais encontraram fortes evidências de que houve água líquida no planeta vermelho bilhões de anos atrás, e por tempo suficiente para sustentar a origem da vida. Como diversos meteoros marcianos sofreram impacto contra a Terra, a vida que floresceu aqui poderia ter se originado lá. Em 2004, a sonda Opportunity, descobriu sinais de antigos oceanos ou lagos em Marte. Mais recentemente, pesquisadores comprovaram a existência de gelo enterrado no solo e até em grandes blocos.

5) Reprogramação celular
As células-tronco embrionárias tem a capacidade de se diferenciar em qualquer outra, mas as que já se diferenciaram, perdem esta capacidade. Recentemente este dogma da biologia clássica foi destruído. Células-tronco pluripotentes podem ser obtidas reprogramando os genes de uma célula adulta do sangue ou da pele, por exemplo. Estas células reprogramadas têm sido testadas em portadores de doenças raras, como Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e até no autismo. No entanto, o objetivo principal é conseguir criar células, tecidos e órgãos para transplantes.

6) O microbioma humano
Na última década, mudamos a maneira como vemos os microrganismos do nosso corpo. Nove em cada dez células presentes no homem pertencem a microrganismos. Só no intestino existem mais de mil espécies, que possuem 100 vezes mais DNA do que nosso próprio corpo. Juntos, eles são chamados de “microbioma humano”. Esse conjunto de genes forma o metagenoma, que mantém nosso organismo em funcionamento. Eles regulam características que vão desde a quantidade de energia absorvida dos alimentos até o desenvolvimento do sistema imunológico.


7) Descoberta de novos planetas
Em 1600, Giordano Bruno, astrônomo, foi queimado em uma Praça de Roma pela Inquisição ao prever a existência de outros planetas além da Terra. Qualquer planeta que orbite uma estrela que não seja o Sol é chamado de exoplaneta. No ano 2000, a Enciclopédia de Planetas Extra-Solares reunia apenas 26 exoplanetas. Hoje reúne 505, alguns dos quais gravitam em órbitas que os astrônomos jamais esperavam. Apenas o telescópio Kepler, da NASA, possui uma lista de outros 700 possíveis.

8) O lado nocivo da inflamação
Na ultima década, as inflamações ganharam uma importância extrema. Vários estudos mostraram que os processos inflamatórios, essenciais para a reparação de tecidos lesados, são responsáveis por mecanismos que provocam as enfermidades mais letais do homem moderno: câncer, aterosclerose, obesidade, Alzheimer, Parkinson, diabetes e outras.

9) Os metamateriais
Cientistas criaram materiais que agem com propriedades que não são normalmente encontradas na natureza. Eles trabalham direcionando a luz e outras ondas eletromagnéticas, conseguindo efeitos considerados impossíveis de forma natural. O mecanismo de manipular a luz desafia os limites de resolução das lentes comuns, o que através da construção de sistemas óticos é capaz de criar a impressão de o que objeto é invisível.

10) Alterações climáticas
Durante os últimos 40 anos, pesquisadores se perguntavam: O mundo está aquecendo? Se sim, é culpa dos humanos? E seria a natureza capaz de superá-lo? Porém, nos últimos anos os cientistas passaram a concordar com as respostas: sim, sim e não, exatamente como supunham. Em 1995 o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) afirmou: “A análise das evidências sugere que os seres humanos estejam influenciando o clima global”. Em 2007, com os dados colhidos pelos pesquisadores, provocaram uma mudança no discurso do Painel: “O aquecimento global é inequívoco, e muito provavelmente é causado pela ação humana”. Os efeitos do aumento da emissão dos gases causadores do efeito estufa nos mares e geleiras foram mais rápidos do que o esperado, e as mudanças de comportamento esperadas por governos de alguns países, como EUA, não estão acontecendo

Fonte: cientistamalluko.blogspot