domingo, 31 de outubro de 2010

Nagoia fecha acordo internacional para proteger biodiversidade

NAGOYA, Japão, 29 Out 2010 (AFP) -Um acordo internacional para proteger a biodiversidade foi alcançado, esta sexta-feira, em Nagoia, pelos quase 190 países-membros da Convenção sobre a Diversidade Biológica, constatou a AFP.

Após duas semanas de intensas negociações, os delegados adotaram um plano estratégico para 2020, que estabelece 20 objetivos para proteger a natureza e deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies, em especial a criação de áreas protegidas por todo o mundo, tanto em terra quando no mar.

Também adotaram um protocolo sobre a distribuição dos ganhos obtidos pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos graças a recursos genéticos originários de várias espécies (animais, plantas, micro-organismos), presentes nos países do sul.

Os delegados receberam com um longo aplauso a adoção destas medidas.

Em negociações há oito anos, este protocolo ABS (siglas em inglês para Acesso e Distribuição de Benefícios) havia sido fortemente reivindicado por países em desenvolvimento.

"É um sonho que todos os países tinham em mente há muito tempo", comemorou o ministro japonês do Meio Ambiente, Ryu Matsumoto, que presidiu os debates.

Dois meses depois da imensa decepção com o fracasso da cúpula de Copenhague sobre as Mudanças Climáticas, o sucesso em Nagoia impulsiona o processo de negociações ambientais no âmbito da ONU.


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário