quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Missão impossível? Alimentar o mundo e salvar o planeta



 
Por Mark Fischetti

A população mundial vai ultrapassar a marca de 7 bilhões neste mês e deverá atingir a marca de mais de 9 bilhões até 2050. Assim, o aumento no número de pessoas além de causar um impacto no padrão de vida da população, causará um gigantesco impacto na agricultura mundial, que terá de dobrar a produção até a metade do século.

No entanto, a agricultura e a pecuária já causam impactos assustadores sobre o meio ambiente: a queimada de florestas tropicais para criar mais terra cultivável, o despejo de fertilizantes em áreas que causam o fim da vida em rios e oceanos, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e o uso de vasta água doce para irrigação. Como poderíamos produzir uma quantidade 100% maior de alimentos sem destruir a imensa terra, água e ar necessários para essa produção?

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um plano de cinco etapas que ousadamente reivindica atingir os dois objetivos. O plano é explicado pelo chefe da equipe da University of Minnesota, de Jon Foley, na edição de dezembro de 2011 da Scientific American Brasil. Com uma série de seis mapas do mundo que mostram como o plano poderia funcionar. Ele inclui alguns grandes ganhos no coração dos Estados Unidos, para não mencionar a América do Sul, Europa, Índia, China e África.

Fonte: Sciam

Nenhum comentário:

Postar um comentário